Powered By Blogger

terça-feira, 24 de maio de 2011

Série Subestimada: The Chicago Code

Ontem terminou nos EUA (e nos torrents da vida) a primeira e curta temporada de The Chicago Code. Pouca gente disposta a arriscar conferiu a série, mas quem acompanhou como eu a saga do detetive Jason Wynsocki (Jason Clarke, sensacional) e da superintendente Teresa Colvin (Jennifer Beals- é, a menina do Flashdance)  contra a corja criminal e política de Chicago não se decepcionou. Criada por Shawn Ryan, a mente por trás do igualmente bom The Shield, The Chicago Code é/foi uma série casca-grossa sobre crime que transformou Chicago num personagem da série, e isso fez toda a diferença. Assim como o grande Os Infiltrados de Scorsese era indissociável de Boston, e o filme Little Odessa de James Gray respirava a atmosfera da comunidade Russa em Nova York, este Chicago Code mostra as particularidades de cada parte da cidade, sempre embalado pela trama criminal que às vezes corre individual ou atrelada a um plot maior que atravessa toda a temporada: a batalha da superintendente de polícia da cidade para derrubar o vereador Ronin Gibbons (Delroy Lindo), comandante de várias atividades criminosas e ligado à máfia irlandesa que comanda parte da cidade.

   Eu nunca fui à Chicago, mas nessa série o esforço era fazer o espectador entrar na cidade junto com os personagens, sentir o cheiro das ruas. E deu certo.Resumindo: a ambientação era um ponto forte da série.
Os treze episódios misturavam ação satisfatória, drama balanceado e até humor negro. O estilo de filmagem: dinâmico, moderno. Misturando o roteiro ficcional a uma base de casos realmente ocorridos em Chicago, a série conseguiu melhorar ao longo da curta temporada. E assim como foi nos já clássicos 24, Arquivo X e The Shield, prometia melhorar ainda mais na segunda temporada.

Infelizmente a FOX television não achou isso e cancelou The Chicago Code, encerrando as possibilidades esboçadas nesse início tão promissor. Afinal , numa briga de audiência em que coisas como Glee e Two and a Half Men são campeões, uma série adulta realmente não encontraria espaço tão facilmente. Talvez The Chicago Code teria melhor sorte se estreado em um canal que privilegia esse tipo de material, como a HBO.

De qualquer maneira, fica aqui a dica. Quem gosta de série policial não pode deixar de ver essa. É isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário