Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de junho de 2011

X-Men 2 ( X2: United, EUA, 2003, 125 min.)

 X-Men 2 prova que o raio pode sim, cair duas vezes no mesmo lugar e com mais intensidade ainda! Com carta branca da FOX para fazer o que realmente queria após trabalhar sob restrições e entregar o primeiro bem-sucedido filme em 2000, Bryan Singer criou uma continuação que amarra todas as pontas soltas deixadas anteriormente e ainda estabelece várias linhas narrativas que se entrelaçam num clímax absurdamente sensacional. Em 2003, a Marvel ainda trouxe para as telas Demolidor e Hulk, mas foram os mutantes que arrebentaram a banca e fizeram de X2 o filme a ser batido da temporada.

Os roteiristas Dan Harris, Michael Dougherty e David Hayter usaram como base para o roteiro a Graphic Novel  'God Loves, Man Kills', escrita por Chris Claremont e desenhada por Brent Anderson, lançada por aqui em 1986 pela Editora Abril com o título 'O Conflito de Uma Raça'. Nessa história, conhecemos o Reverendo William Stryker, que cria um complô contra os X-Men e pretende banir a raça mutante do planeta. Adaptando livremente esse argumento, os roteiristas criaram uma história sólida que aprofunda ainda mais os X-Men no nosso mundo, usando acontecimentos como metáforas para situações políticas e de cunho humanista, como toda boa ficção científica deve ser.

 Fã de Star Trek há muito tempo, bem antes de sequer ser cogitado para dirigir X-Men, Bryan Singer fez o movimento certo ao trazer os heróis da Marvel para uma atmosfera mais realista. O que nas mãos de um diretor incompetente poderia ser apenas uma festa de efeitos especiais e ação descerebrada, com Singer ganha ares de ficção sofisticada, que vê a humanidade de manera crítica e sempre faz da ação uma extensão natural da história. X-Men 2 acaba sendo um filme sobre o que as pessoas são capazes de fazer quando se sentem amedrontadas, e o destaca o poder da comunicação, das alianças pelo bem comum em tempos difíceis.

 Falar mais é ser pedante. Quase dez anos depois do seu lançamento, o filme continua uma aventura arrasadora, com atuações perfeitas e entra no meu Top 5 de melhores adaptações de quadrinhos até hoje. Infelizmente a série tomou um rumo guiado apenas pela necessidade comercial, e aqui esse não foi o caso. X-Men 2 foi um filme comercial com qualidade, abrangente e sucesso de bilheteria. Quem dera os próximos filmes fossem assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário